Secretária Ana Fonseca participa nesta quinta-feira, em Belém, de encontro de municípios daquele estado, onde o Governo Federal pretende alcançar 1,4 milhão de pessoas em extrema pobreza. Além de detalhar o plano, ela vai falar sobre geração de renda e emprego como vetor do desenvolvimento social

Brasília, 29 – A secretária extraordinária para a Superação da Extrema Pobreza, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Fonseca, detalha, nesta quinta-feira (30), o Plano Brasil Sem Miséria aos prefeitos do Pará. A apresentação será feita durante o II Congresso Paraense de Municípios, em Belém (PA).

Ana Fonseca estará presente na abertura do evento, às 9h, e, às 16h, fará a apresentação do plano, que visa retirar da extrema pobreza 16,2 milhões de brasileiros, dos quais 1,4 milhão vivem no Pará, em 293 mil domicílios. A maior parte, 850 mil, está na zona rural. A secretária também fará palestra sobre a geração de emprego e renda como vetor do desenvolvimento social.

O Brasil Sem Miséria agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva. Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o Governo Federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro. O objetivo é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. O plano pretende localizar as famílias extremamente pobres e incluí-las, de forma integrada, nos mais diversos programas, de acordo com suas necessidades.

Números – Atualmente, 693 mil famílias paraenses são atendidas pelo Bolsa Família e 164 mil idosos e pessoas com deficiência recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No estado, funcionam 330 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e quase 28 mil crianças participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Além disso, 911 agricultores integram o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).

SERVIÇO
II Congresso Paraense de Municípios – Participação da secretária Ana Fonseca, do MDS

Data: 30 de junho, quinta-feira
Local: Hangar do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Horário: 9h (abertura) e 16h (apresentação do Plano Brasil Sem Miséria e palestra “A geração de emprego e renda como vetor do desenvolvimento social”)

Anelise Borges
Ascom/MDS
(61) 3433-1021 e (61) 9321-0053

Anúncios